Governo aponta redução de 80% na criminalidade em Laranjal do Jari.

Redução se deu após implantação da Unisc, inaugurada em dezembro do ano passado em Laranjal do Jari.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, visitou nesta semana, no município de Laranjal do Jari, a Unidade Integrada de Segurança Comunitária (Unisc), inaugurada em dezembro de 2011. Conforme o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, a Unisc reduziu os índices de criminalidade no município em 80%.
O secretário enfatizou que a diminuição é fruto da política eficaz de reestruturação da defesa social, implementada pela atual gestão. “Essa primeira célula do policiamento comunitário foi elogiado pela população. Conseguimos reduzir a criminalidade em 80%. Esse é o carro chefe da nossa gestão, trabalhar com responsabilidade e compromisso com a população”, disse.
“O governador tem se dedicado a essa causa e dado todo o apoio para o sucesso dessa filosofia. E é assim que iremos avançar na manutenção da paz para o cidadão de todo o Amapá”, ressaltou Marcos Roberto.
De acordo com o comandante da Polícia Militar (PM/AP) em Laranjal e Vitória do Jari, major Adamor, a Unisc combate a violência nos locais onde ocorre mais incidência de crimes e tem como principal aliado a própria sociedade. O batalhão conseguiu baixar o número de ocorrências nos bairros Malvinas, Samauma, Santarém e Central, locais, que segundo o militar, eram os mais violentos da cidade.
“Reduzimos os furtos, roubos, agressões e principalmente o tráfico de drogas nos bairros em que estes delitos tinham maior incidência. Tudo, graças a essa filosofia de policiamento comunitário, que consiste em trabalhar junto com o cidadão”, comentou o major.
O governador caminhou pelo bairro Malvinas, onde escutou a opinião dos moradores sobre a Unisc. Os cidadãos afirmaram que aprovam o policiamento comunitário e agradeceram a implantação do Batalhão no bairro.
Para o governador, por conta da aproximação do policial com a comunidade, além do combate à criminalidade, as Uniscs ajudarão na prevenção dos delitos. Camilo Capiberibe ressaltou que a medida atendeu os apelos dos moradores durante o Plano Plurianual Participativo (PPA), que ocorreu em julho, em Laranjal do Jari, que solicitaram mais investimentos na área da Segurança Pública.

“Com essas bases policiais, poderemos prevenir a violência, que é melhor do que punir quem infringe as leis. Queremos menores índices de criminalidade, e para isso, precisamos da polícia nos bairros, pois todo cidadão tem direito a paz. Vamos expandir as Uniscs na capital e por todo o Amapá. A eficácia do policiamento comunitário foi comprovado com os impressionantes 80% na redução de crimes em Laranjal do Jari”, frisou Camilo Capiberibe.
Ainda no bairro Malvinas, o governador prometeu à Associação de Moradores do local, que trabalhará para pavimentar a rua que corta a localidade e que analisará, junto com sua equipe técnica, como o Estado poderá executar ações para melhorar a infraestrutura do bairro.
“O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado Amapá (Imap) fará um estudo do que pode ser feito aqui no bairro em termos de urbanização. Também veremos a possibilidade de executarmos uma obra emergencial para trazer água as residências dos moradores do Mal-vinas”, finalizou o governador.

Fonte: Diário do Amapá.

Categorias: Laranjal do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: