Instituto Estadual de Florestas instala escritório em Laranjal do Jari.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) abrange as atividades com a implantação dos escritórios regionais como forma de dinamizar as atividades, gerando proximidade com os povos da floresta.

A equipe técnica do Bailique é composta por duas extensionistas florestais, Danielle Franco e Rafaella Damasceno, e dois técnicos em extensão rural, Railda Souza e Stanley Moraes. Os profissionais são responsáveis em conhecer a realidade local, interagindo com os produtores e lideranças das comunidades que integram o arquipélago.

No primeiro momento os representantes do IEF realizaram diagnóstico local; em seguida proporcionaram dois cursos de manejo de açaizais nativos na região, onde receberam demandas de diversas comunidades que solicitaram a capacitação; efetuaram cadastro dos produtores que fizeram os cursos; articularam com lideranças das comunidades e com representantes de instituições governamentais e não-governamentais estabelecidas da Vila Progresso.

De acordo com a extensionista Rafaella Damasceno, a proximidade do Instituto com as comunidades irá proporcionar um grande avanço, não apenas para o Instituto, mas principalmente para os povos da floresta. “O IEF dinamizou, antes o produtor tinha que vir até nós, agora nós vamos até ele. Nosso papel é incentivar, acompanhar e proporcionar o crescimento dessas famílias, seja com capacitações e até mesmo uma simples orientação”, diz.

Com quase dois meses de instalação, o escritório possibilitou também dar continuidade no projeto de instalação de viveiro com a Associação dos Produtores da Comunidade do Arraiol, viabilizando a consolidação do convênio e consequentemente a construção do viveiro de mudas para o primeiro semestre de 2012.

O IEF está em processo de implantação dos escritórios de Mazagão, Porto Grande, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Fonte: Corrêa Neto

Categorias: Amapá, Laranjal do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: