Ifap cobra infraestrutura no acesso à sedes.

Cerca de mil alunos e 300 servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap), além de terceirizados, estão com dificuldade no acesso ao câmpus Macapá, localizado na rodovia BR 210. Antes mesmo do início das aulas do ano letivo 2012, no dia 12 de março, o Ifap iniciou os contatos com os poderes públicos municipais e estaduais para garantir a infraestrutura necessária, como linha e parada de ônibus, iluminação e pavimentação das vias, além de segurança, mas os serviços ainda não foram efetuados plenamente.

Para a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) foram encaminhados dois ofícios, nos dias 9 de janeiro e 12 de março deste ano. “Solicitamos a criação de novas linhas de ônibus e ainda a adequação daquelas já existentes que atendem os bairros próximos”, disse diretor-geral do câmpus Macapá do Ifap, Klenilmar Lopes Dias.

“O atraso no cumprimento do Itinerário do transporte coletivo e a quantidade insuficiente de linhas de ônibus têm gerado vários transtornos à comunidade escolar, pois não supre a demanda compromete o rendimento escolar, a segurança e a integridade dos alunos, comunidade externa e servidores que dependem do transporte coletivo”, reiterou Dias.

O chefe do Departamento de Ônibus Urbanos e Táxi da EMTU, Huan Carlos Almeida Ferreira, informou que só seria possível viabilizar a parada de ônibus quando fosse concluída a pavimentação da frente do câmpus. A pavimentação da via de acesso ao Ifap foi inicialmente solicitada ao Governo do Estado no dia 20 de setembro de 2011. O serviço foi autorizado no dia 4 de janeiro de 2012, por meio da Secretaria de Estado Transportes do Amapá (Setrap), mas não foi concluído.

“A partir de segunda-feira (2/4), já teremos uma data para concluir o serviço, que já está na programaçao de obras do Setrap”, disse Luciano Sotelo da Conceição, chefe de gabinete do Setrap.

Segurança – A pedido do Ifap, o 2º Batalhão de Polícia Militar elaborou um Relatório de Coleta de Informaçoes sobre a Vulnerabilidade da localização do Instituto. “Durante a noite, a falta de iluminação pública ao longo da rodovia proporciona condições favoráveis à atuação de marginais dispostos a praticar crimes, como também a possibilidade iminente de ocorrer acidentes de trânsito”, apontou o estudo produzido pelo tenente coronel Joércio Magno Almeida dos Santos, Comandante da 2ª BPM.

Estrutura – A estrutura física do Ifap é nova e foi totalmente financiada com recursos do Governo Federal. Ela integra a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). “Até 2014, o Instituto, em Macapá, está preparado para atender 3.600 alunos regulares, o que representa a possibilidade de acesso à educação profissional e tecnológica de jovens e trabalhadores no Estado,”, explicou Klenilmar Lopes Dias.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá é uma autarquia federal, que possui câmpus em Macapá e em Laranjal do Jari. Segundo o reitor do Ifap, Emanuel Alves de Moura, já está prevista a criação de mais dois câmpus do Ifap, nos municípios de Santana e de Porto Grande. “Já temos recursos no orçamento de 2012 para a licitação das obras, estamos no aguardo apenas da doação dos terrenos nos referidos municípios”, explicou o reitor.

O Ifap funciona nos três turnos, das 7h15 às 22h30. É o único no Amapá que oferece cursos profissionalizantes de nível médio e cursos superiores. Na capital, são quatro cursos técnicos nas modalidades integrada e subsequente ao ensino médio, dois cursos superiores de Licenciatura e dois tecnológicos. Além desses, têm ainda os cursos de qualificação do Governo Federal, como o Mulheres Mil, Pronatec e a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific), o que atingirá até o segundo semestre do ano mais de 1.200 alunos em Macapá.

Por Dione Amaral, jornalista do câmpus Macapá

Anúncios
Categorias: Amapá | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: