Vigilância em Saúde do Amapá discute implantação do Comitê em Desastres Naturais

Técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) estarão reunidos nesta sexta-feira, 13, para participaram da primeira reunião plenária para implantação do Comitê Estadual de Saúde em Desastres (CESD). O encontro acontece no auditório da CVS e participam representantes da Defesa Civil estadual e municipal. O evento acontece a partir das 8h.

O comitê faz parte do programa federal Vigidesastres, que tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir a exposição da população e do pessoal de saúde aos riscos de desastres naturais e a redução das doenças e agravos decorrentes dos mesmos.

De acordo com a coordenadora do programa no Estado, Lúcia Aronovitch, o Amapá, assim como outros estados, está propício a enfrentar desastres naturais e/ou antropogênicos. “O Comitê Estadual de Saúde em Desastres será uma organização colegiada aberta, de cunho deliberativo e consultivo, que reunirá as áreas de atuação do Setor Saúde Estadual, a fim de organizar e orientar a sua atuação na prevenção, preparação e resposta rápida aos desastres de origem natural e/ou antropogênicos. O que mais ocorre aqui no Estado são enchentes, principalmente em alguns municípios como Laranjal do Jari e Vitória do Jari e é para isso que nós iremos nos preparar”, diz.

Para o secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes, a proposta do Comitê, depois de implantado, é obter respostas rápidas e preventivas a essas vítimas. “Os desastres são provenientes de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais, ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais. Para tanto, devemos criar estratégias de intervenção nas condições de vulnerabilidade em todas as etapas: redução dos riscos, gerenciamento dos desastres e a recuperação dos efeitos”, completa o secretário.


Alieneu Pinheiro/Sesa

Categorias: Amapá | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: