Pronatec: primeiras turmas de qualificação profissional iniciam aulas no dia 7 de maio

Quatrocentos estudantes matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio em escolas da rede estadual, em Macapá, iniciam no dia 7 de maio as aulas nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecidos pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap). Serão realizados dez cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, com cerca de três meses de aulas, no câmpus Macapá, localizado na rodovia BR-210, bairro Brasil Novo. Os alunos receberão bolsa no valor aproximado de R$ 200, além de kit com uniforme e material escolar básico. A aula de abertura será a partir das 8 horas, no auditório do câmpus Macapá.

“Com o Pronatec, os Institutos Federais, como o Ifap, expandem a qualificação técnica aos estudantes e trabalhadores, não só com a oferta dos cursos técnicos, como também na Formação Inicial e Continuada. Nesse primeiro momento, estão sendo beneficiados os alunos da rede estadual, que vão receber qualificação profissional em alguma área”, explica a pró-reitora de Extensão, Marialva Almeida.

O Ifap também vai promover o Pronatec no câmpus Laranjal do Jari, beneficiando 140 estudantes da Escola Estadual Sônia Henriques Barreto, que realizarão os cursos de Auxiliar Administrativo, Operador de MicroComputador, Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Auxiliar de Fiscalização Ambiental. A previsão para o início das aulas é até o final do mês de maio.

Contraturno – Com aulas nos turmas da manhã, tarde e noite, os cursos de formação inicial e continuada do Pronatec serão realizados no contraturno da escola regular onde os estudantes estão matriculados. Ou seja, se o aluno frequenta o ensino médio regular em uma escola estadual pela manhã vai frequentar o curso do Pronatec à tarde ou à noite. Os cursos oferecidos são Libras básico, Operador de caixa, Operador de computador, Auxiliar de pessoal, Auxiliar administrativo, Instalador e reparador de redes de computadores, Monitor ambiental, Agente de projetos sociais, Programador de sistemas e Inspetor escolar.

Os estudantes beneficiados em Macapá frequentam o ensino médio em 19 escolas em Macapá cadastradas no Pronatec pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) – Antônio Ferreira Lima Neto, Benigna Moreira Sousa, Castelo Branco, Esther da Silva Virgolino, Jesus de Nazaré, Lauro Chaves, Lucimar A. Del Castillo, Mª Cavalcante de A. Picanço, Mª do Carmo Viana dos Anjos, Mª Neusa Carmo Sousa, Maria Carmelita do Carmo, Maria Ivone de Menezes, Nilton Balieiro Machado, Paulo Melo, Raimunda dos Passos, Raimunda Virgolino, Rivanda Nazaré da S. Guimarães, Santa Inês, Sebastiana Lenir Almeida.

Categorias: Amapá | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: