Governador do Amapá Camilo Capiberibe reinaugura Escola Sônia Henriques Barreto em Laranjal do Jari

Depois de uma reforma que durou três meses a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Sônia Henriques Barreto, a mais antiga instituição de ensino do Vale do Jari finalmente foi reinaugurada no dia 11 de maio. A solenidade de reinauguração teve início às 16 hs e contou com a presença de várias autoridades entre elas o governador do estado Camilo Capiberibe, o secretário de Educação do Estado Adalberto Carvalho, o secretário dos Transportes Sérgio La-Roque, a prefeita do município de Laranjal do Jari Euricélia Cardoso entre outras.
A reforma teve orçamento de R$ 258.449,16 e incluiu a revitalização do piso, do telhado, pitura e reparo na rede elétrica e foi responsável pela geração de 18 empregos diretos.

Além da reforma com o dinheiro do governo do estado foram instalada centrais de ar em 8 salas de aula para atender com mais conforto os alunos e professores.

Fundada em 1974 com nome de Escola de Primeiro Grau Beiradão, ainda na Avenida Beira Rio, onde hoje funciona a Loja makel Modas, a Escola SHB (situada atualmente na Avenida Tancredo Neves, Centro), possui 16 salas de aula, todas lajotadas e com quadro magnético, salas da direção, do diretor-adjunto, da coordenação pedagógica, laboratório de informática, biblioteca, espaço para laboratório de ciências, cozinha, sala de vídeo, sala dos professores, quadra poliesportiva; conta com cerca de 65 professores, corpo técnico composto de 11 profissionais e atende mais de 1.500 alunos nas modalidades Ensino Especial, Ensino Fundamental (5ª à 8ª série), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O atual diretor é o professor Juracy das Neves.

Apesar da reforma ter terminado e a Escola já esta pronta o início do ano letivo de 2012, as aulas não irão começar imediatamente, já que os prefessores da rede estadual de educação estão em greve.

O governador Camilo Capiberibe reinaugurou nesta sexta-feira, 11, no município de Laranjal do Jari, a Escola Estadual Sônia Henriques Barreto. De acordo com o diretor da unidade escolar, Juracy Brito, o colégio teve sua estrutura comprometida após ser atingida pela enchente do ano passado. Mas, hoje, após obra que durou dois meses, foi devolvida à população.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Adalberto Carvalho, foram investidos mais de R$ 320 mil, recursos do governo do Estado, em pintura, troca do forro, do piso, instalações elétricas, hidráulicas e construção do castelo de água. Ao todo, cerca de 1.580 alunos do ensino fundamental e médio, além do ensino especial, foram beneficiados com a volta das atividades da escola.

“A reforma foi executada em tempo recorde, somente em 60 dias, pois o governador determinou os serviços como prioridade máxima. A escola foi 100% reformada, e a partir desta segunda-feira, 14, os alunos voltarão a estudar normalmente, com segurança. Ações como essa mostram a boa vontade política de Camilo Capiberibe e compromisso com a educação do Amapá”, enfatizou Adalberto Carvalho.

O governador afirmou que pediu que a obra fosse concluída antes do prazo, que era de 90 dias, por entender a importância da escola para a comunidade. “Estou feliz em reinaugurar essa escola, totalmente equipada e adequada, para que a população possa usufruir. Ao assumirmos o governo, herdamos muitas obras de escolas paradas e retomamos todos os serviços”, disse.

 



“Nossos servidores e estudantes têm direito de ter um ambiente apropriado para as tarefas escolares. Queremos dar estrutura para que a educação no Amapá melhore, e no Laranjal do Jari não é diferente”, ponderou o governador.

Participaram do evento a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, o chefe de Gabinete Civil, Kelson Vaz, os secretários de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Eloiana Cambraia, Juventude, Alex Nazaré, dos Transportes, Sérgio La-Roque, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá, Maurício Sousa e o diretor da Companhia de Eletricidade no município, Manoel Pombo.

Fontea: Elton Tavares/Secom

Anúncios
Categorias: Amapá, Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: