Amapá amplia geração de energia e afasta racionamento

A Companhia de Eletricidade registrou um aumento de 20% de geração de energia elétrica no Estado em apenas um ano.

 

MACAPÁ – Nos último anos, o Amapá sofreu com o risco de um novo racionamento de energia. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), o problema era causado pela crescente demanda somada à falta de investimentos no setor. Neste mês de julho, a empresa anunciou o aumento de 20% em geração de energia no Estado – um crescimento de 53,7MW de potência.

A ampliação da energia é decorrente da contratação de mais 47 MW de energia na Usina Termelétrica Santana 2, além da instalação de novas máquinas para auxiliar o fornecimento de energia dos municípios de Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari, além dos distritos de Lourenço, em Calçoene, e Bailique, em Macapá.

 

“Fizemos as contratações e ampliamos essa geração, resolvendo problemas crônicos de falta de energia em Oiapoque, Laranjal do Jari, Bailique e, recentemente, no Lourenço, mas o principal investimento feito pela Companhia foi na contratação dos 47 MW, que evitou o racionamento para a maioria da população do Amapá, que é atendida pelo sistema estadual”, conta o presidente da CEA José Ramalho.

Os investimentos feitos na reforma e ampliação das redes de distribuição e alimentadores em vários municípios, além da construção do alimentador da Rodovia Norte Sul e Expresso Vale Verde, na Rodovia JK, vão proporcionar significativas melhorias na prestação dos serviços à população do Amapá. “Este ano foram disponibilizados para o sistema elétrico um investimento de R$ 19 milhões dos recursos conseguidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a serem investidos na realização de 48 obras no sistema de distribuição de energia na capital e no interior do Estado”, destacou finalizou Ramalho.

Geração de energia

O Amapá se prepara para em breve se torna um dos maiores produtores e exportadores de energia do país, com a construção das hidrelétricas de Ferreira Gomes Energia, Santo Antônia do Jarí e a Cachoeira Caldeirão, onde juntas produzirão 15 vezes mais energia do que é produzido atualmente.

 

Fonte: Portal Amazônia

Anúncios
Categorias: Amapá | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: