Prodemac realiza inspeção em matadouro em Laranjal do Jari

Após denúncias de realização de atividade potencialmente poluidora, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Macapá, a pedido da promotora de Justiça Fábia Nilci, titular da Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari, realizou vistoria em matadouros particulares daquele município. As inspeções foram realizadas pela assessoria técnica da Prodemac em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura de Laranjal do Jari.

A inspeção objetivou orientar os proprietários dos matadouros quanto às adequações necessárias nos estabelecimentos às normas da Vigilância Sanitária, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Durante a inspeção, foi observado que os dois únicos matadouros de Laranjal do Jari estão construídos em zona urbana. Além de 80% dos estabelecimentos não passarem por vistoria sanitária de rotina, os matadouros não seguem a recomendação do abate humanitário. Todo o procedimento de abate (insensibilização, sangria, esfola e evisceração) é realizado no chão dos matadouros.

“As condições higiênico-sanitárias são extremamente precárias, as instalações físicas estavam impróprias e os manipuladores das carnes não atendiam às exigências mínimas de higiene. Portanto, um importante e negligenciado problema de saúde pública foi evidenciado, necessitando que providências sejam urgentemente tomadas por órgãos competentes e responsáveis pelos estabelecimentos”, informaram os assessores técnicos Renato Nishida e Michael Ribeiro.

A Assessoria Técnica da Prodemac deve emitir nos próximos dias Relatório Técnico à Promotoria de Laranjal do Jari, no qual serão observadas as diversas situações encontradas nestes matadouros, considerando seus aspectos higiênico-sanitários, as condições físicas das instalações, os procedimentos de matança, higiene de pessoal, ambiente, equipamentos e utensílios de proteção. Na ocasião, será solicitado à Promotoria que viabilize a suspensão das atividades destes matadouros até total readequação deles.

 
Fonte: Corrêa Neto

Anúncios
Categorias: Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: