Promotorias de Justiça participam de reunião sobre a Usina de Santo Antônio do Jari

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Macapá – Prodemac e a de Laranjal do Jari participam do Fórum de Apresentação da EDP.

A Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari e a Promotoria do Meio Ambiente de Macapá participaram do Fórum de Apresentação da Empresa Concessionária do Aproveitamento Hidrelétrico Santo Antônio do Jari. A reunião foi destinada à entidades sócio ambientais, representantes dos governos do Amapá e do Pará, sociedade civil, entre outros. Na ocasião, estiveram presentes os representantes da EDP Energia, Eduardo Santareli, Antônio Luiz Rodrigues, Fernanda Santiago, Jairo Lima e Ricardino Fortaleza.

Durante a reunião, foram apresentados projetos pela empresa concessionária sobre as ações para diminuir os impactos decorrentes da obra de construção da Usina de Santo Antônio do Jari. As linhas de ações da empresa para mitigar o processo de deterioração do meio ambiente e da saúde das pessoas, foram apresentadas em momentos distintos, onde foi feito um diagnóstico das condicionantes cumpridas até o momento.

“A partir da avaliação da comissão, as ações podem sofrer alterações ou mesmo ser reformuladas. Certamente surgirão demandas durante as obras da usina que não tem ligação direta com a construção, mas que o empreendedor poderá contribuir”, informou a promotora de Justiça, titular da Promotoria de Laranjal do Jari, Fábia Regina Martins.

Para o assessor técnico da Prodemac, Renato Nishida, será necessário estabelecer parcerias entre o empreendedor e os gestores municipais com a finalidade de fortalecer a atenção básica de saúde do município e o controle de doenças endêmicas. “Nesse sentido é que se sugere serem priorizadas as ações de prevenção e de educação em saúde com a realização de capacitações para os profissionais da região”, completou o assessor técnico.

Ao final da reunião, foram enumeradas diversas situações pela sociedade civil e órgãos públicos, referentes às condicionantes que deverão ser cumpridas até o final deste ano e das que poderão ocorrer no ano seguinte, e de que os órgãos fiscalizadores deverão estar atentos ao andamento da obra.


Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Anúncios
Categorias: Laranjal do Jari, Vale do Jari | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Promotorias de Justiça participam de reunião sobre a Usina de Santo Antônio do Jari

  1. Anônimo

    a sema se fes oresente representado pelo Grente das Uniddaes de conservação de uso Sustentavel do Estado,Mamede leal,que fez varias ponderaçãoe aos téc representnte do IBAMA DE bRASILIA COM RELAÇÃO A NÃO APROVAÇÃO DO REPASSE DE COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS A RDS DO RIO IRATAPURO,AFÉTADA DIRETAMENTE PELO EMPREDIMENTO,DISSE,”mamede é uma injustiça sSOCIAL E aAMBIENTAL COM O POVOS DA FLORESTA ,O QU EO IBAM ESTA FAZENDO”

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: