Vice-presidente do TJAP entrega alimentos à APAE de Laranjal do Jari

A Justiça do Amapá, sempre atuante em sua área fim que é a prestação jurisdicional, nunca deixou de apoiar também projetos sociais que visem a melhoria da qualidade de vida da população.

Oficialmente realiza projetos na área da infância e juventude, de apoio às famílias e no campo da responsabilidade ambiental.

Paralelo a isso, apoia projetos de iniciativa de órgãos públicos, Ongs e Entidades Privadas, principalmente visando famílias moradoras das comunidades carentes e pessoas com necessidades especiais.

Foi nesse intuito que a Justiça do Amapá incentivou, apoiou e inicialmente cedeu instalações para a implantação da APAE de Laranjal do Jari.

A APAE é uma Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual produzindo e difundindo conhecimento. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil. Como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apoia pesquisas, produz e difunde conhecimento científico e trabalha pela defesa e garantia de direitos da pessoa com Deficiência Intelectual. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e a vida produtiva laboral.

Em Laranjal do Jari a APAE foi fundada em 2004 como fruto do desprendimento e iniciativa do Ex-Deputado Mandi e do Juiz de Direito Valcir Marvule, com o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Amapá e da Assembleia Legislativa.

Para iniciar suas atividades, a APAE contava com o trabalho de dezenas de profissionais na área de fisioterapia, fonoaudiologia e pedagogia e, até mudar para sua sede própria, funcionou em instalações cedidas pelo Tribunal de Justiça, nos fundos do Fórum da Comarca de Laranjal.

Neste ano de 2012, a APAE passou por sérios problemas financeiros para funcionamento e esteve quase a fechar as portas. Porém, contando novamente com as antigas parcerias e a mobilização do empresariado local, capitaneados pelo Empresário Mandi e pelo Juiz Valcir Marvule, foram promovidas ações sociais, como um bingo, para assim resgatar os serviços tão relevantes dessa entidade, que só no vale do Jari atende a uma clientela de quase duas centenas de pessoas com necessidades especiais.

De outra parte, a Justiça do Amapá se mobilizou. Quando esteve na Comarca, durante a inauguração do Fórum, o Desembargador Mário Gurtyev, Presidente do TJAP fez entrega de equipamentos eletrônicos para equipar a sala de informática da APAE e determinou aos Juízes que tudo fizessem para ajudar aquela tão importante Organização.

O primeiro passo então foi dado pelo Juiz Ailton Vidal, da 2ª Vara Cível, que numa decisão liminar suspendeu, por 30 dias, as restrições cadastrais da APAE para que assim pudesse conveniar com órgãos públicos, eis que estava impedida em razão da falta de prestação de contas de gestões anteriores.

Em seguida, o Juiz Heraldo Costa, dos Juizados Especiais, determinou que por 30 dias, todas as penas de prestação de serviços à comunidade no juizado criminal fossem convertidas em prestação social alternativa, consistente na entrega de cestas básicas, a fim de serem doadas à APAE de Laranjal.

E assim foi feito: de 20 de agosto a 19 de setembro de 2012, UMA TONELADA DE ALIMENTOS FORAM RECOLHIDOS.

A entrega oficial dos alimentos FOI feita pelo Vice-Presidente da Corte, Des. Luis Carlos, no dia 21 de setembro de 2012, às 10h, na sala de reuniões do Fórum da Comarca de Laranjal do Jari, contando com representantes das duas entidades, estando o juiz aposentado Valcir Marvule representando a APAE.

As pessoas e entidades que ainda quiserem ajudar, podem entrar em contato diretamente com a APAE ou fazer sua doação através dos Juizados Especiais da Comarca de Laranjal do Jari.

Anúncios
Categorias: Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: