Presidente Júnior Favacho visita Vitória do Jari e diz que o parlamento terá papel importante no desenvolvimento da região

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Júnior Favacho (PMDB), acompanhado de uma equipe técnica e da deputada Raimunda Beirão, esteve na cidade de Vitória do Jari, no sul do Amapá, no sábado (22)e visitou obras em andamento no município, hospital e escolas. O objetivo foi para pontuar quais os problemas e como o Legislativo pode cobrar soluções dos governos estadual e municipal .

Favacho também disse que este será um comportamento corriqueiro do Legislativo. “Quando retornamos com as sessões itinerantes, a nossa proposta não se resume em apenas deslocar os deputados para as regiões, mas conhecer a realidade de cada município para com sapiência, decidir qual a melhor forma de contribuir com as prefeituras para solucionar os problemas”, explicou.

Um dos problemas que chamou a atenção do presidente do Legislativo foi o hospital mantido pelo Estado. As dependências estão praticamente vazias. Apenas dois leitos são mantidos, todos para atendimentos de emergência.

O quadro de profissionais também desperta atenção: 8 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros. O médico dá plantão de segunda a sexta, somente em um expediente.

De acordo com uma enfermeira que pediu para não ter a identidade revelada, o médico que presta auxilio aos moradores é cedido pelo município.

A maioria dos dependências está vazia. O equipamento de raio-x não funciona. Remédios apenas o básico, para dor de cabeça, de barriga ou mesmo para fazer suturas. Por falta de equipamentos, o centro cirúrgico foi transformado em ala de parto. O espaço funciona precariamente.

“Aqui só fazemos o parto em casos emergenciais, aqueles onde não temos condições de transferir para o hospital de Laranjal do Jari”, explicou a enfermeira, revelando que até a ambulância que presta assistência aos pacientes é cedida pelo município.

A região enfrenta problemas no fornecimento de energia. O hospital conta com um gerador, mas para garantir o funcionamento do motor, os servidores fazem coletas para comprar o óleo diesel.

O presidente também visitou escolas. As condições do prédio não são as melhores. Parte do forro começa a ceder; portas sem fechaduras. Segundo informações de funcionários, o prédio recebeu uma pequena interferência do governo do Estado.

Conforme os servidores, o Estado gastou R$ 86 mil para trocar algumas portas e parte do forro.

Júnior Favacho visitou a obra do Sistema de Abastecimento de Água, do PAC Funasa. São duas etapas, a primeira trata da ampliação do sistema de abastecimento de água e a outra é a de redistribuição e ligações domiciliares. Serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Marsylla Salgado

Texto – Cleber Barbosa

Fotos – Gerson Barbosa

Categorias: Amapá, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: