Com o Grupo Orsa como parceira, International Paper maior produtora de papel do mundo estreia no Brasil

São Paulo – A International Paper, maior fabricante de papel do mundo, acaba de estrear em um novo segmento no mercado brasileiro: de embalagens de papelão. Nesta quinta-feira, a companhia americana anunciou uma parceria com o grupo Orsa para a criação de uma nova empresa nesse setor no país.

Jean-Michel Ribieras, presidente da IP, e Sergio Amoroso, presidente do conselho do grupo Orsa

joint venture entre as duas companhias vai contar com os ativos da Jari, braço do grupo Orsa do setor de embalagens, e com aporte de 952 milhões de reais, que será feito pela International Paper. Nessa parceria, a IP vai deter 75% do negócio e o grupo Orsa os 25% restantes.

Segundo Jean-Michel Ribieras, presidente da International Paper para América Latina, a nova companhia – que ainda não tem nome -, já detém o terceiro lugar no mercado de embalagens no país, mas bem próximo do segundo. “O negócio vai permitir também que as operações da IP no mercado brasileiro cresçam 50%”, afirmou o executivo, em coletiva com a imprensa, nesta quinta-feira.

Com os ativos herdados da Jari, a nova companhia já nasce com capacidade de produzir 365.000 toneladas de embalagens por ano. “Mas ainda vemos oportunidade de crescimento de pelo menos 3,5% ao ano. Esse negócio no Brasil ainda é muito pequeno e pode crescer”, disse Ribieras.

Liderança

No mundo, a IP já ocupa posição de liderança no mercado de papel e a operação vai servir também para reforçar a estratégia da companhia de crescer nos segmentos de papel e embalagens. Em comunicado, John Faraci, presidente mundial da IP, afirmou que a parceria com o grupo Orsa se encaixa muito bem com o plano global da companhia.

Boa parte do montante pago pelo negócio pela International Paper será com recursos próprios do caixa da companhia no Brasil. “Ainda não decidimos se vamos quitar a outra parte da operação com financiamentos vindos lá de fora”, disse o executivo. A IP espera concluir a operação no primeiro trimestre de 2013.

A International Paper no Brasil possui cerca de 2.600 funcionários. A companhia tem três unidades de operação, duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. O portfólio da companhia é composto, entre outros produtos, pelas marcas de papeis Chamex e Chamequinho.

 

Fonte: EXAME

Categorias: Amapá, Vale do Jari | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Com o Grupo Orsa como parceira, International Paper maior produtora de papel do mundo estreia no Brasil

  1. Francisco Pirico

    Mais uma vez nós sindicalista ficamo satisfeito com o crecimento do grupo orsa,atraves de suas parcerias,só esperamos que nós que somos empregado desse grupo a 25anos e bem como outros mais novos,possamos participar tambem desse bom momento,principalmemte,agora em negociaçáo coletiva e até agora não tivemos uma resposta do grupo,que nós oferece somente 5.58% mais, nós queremos 7.5% de reajuste de salario para todos,vamos continuar mobilisando os tra e trab,todos os dias no portaõ de entrada da fabrica,em munguba,paramos hoje e reiniciamos segunda feira

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: