Dalva defende empregos de trabalhadores da Jarí Celulose no Vale do Jari

A deputada Dalva Figueiredo (PT/AP) solicitou informações junto a empresa Jarí Celulose S/A (Jarcel) a respeito do Plano de Modernização Administrativa e da Planta de Produção, que segundo os trabalhadores prevê a demissão de mais de 5 mil funcionários. A parlamentar entende que o processo de mordenização e de fortalecimento da empresa é importante para região, mas defende que sejam mantidos os empregos.

Sob esse aspecto requereu informações junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre contrato de financiamento no valor e R$ 145,4 milhões contratados pela Jari Celulose, empresa do Grupo Orsa, com recursos destinados à modernização da unidade industrial em Monte Dourado, município de Almerim (PA) e ao plantio de até 33,7 mil de hectares de florestas de eucalipto no período de 2006 a 2008.

A deputada esclarece que a solicitação visa verificar entre as cláusulas contratuais a responsabilidade social da empresa, uma vez que segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Celulose de Laranjal do Jarí e Monte Dourado, é prevista a demissão de todos os trabalhadores da fábrica por 10 meses, período de implantação do novo método de produção.

Sérgio Amoroso presidente do Grupo Orsa

Ainda, de acordo com o site do BNDES o valor corresponde a 70% do custo total, de R$ 207 milhões. O principal impacto do projeto será a manutenção da competitividade internacional da empresa, a partir da redução de custo de produção decorrente dos investimentos industriais e do aumento da rentabilidade dos seus ativos florestais.

“Qualquer iniciativa que signifique em melhoria da produção e ampliação de tecnologia tem o meu apoio, mas não abro mão de que os empregos sejam mantidos e para isso vou propor medidas junto a empresa e ao Ministério do Trabalho para que seja encontrada uma solução equilibrada para essa situação”- dispara a parlamentar.

Daniel Keith Ludwig fundador da Jari Celulose

Mobilização da Superintendência do Trabalho

Também foi comunicada à Superintendência Regional do Trabalho a situação vivenciada pelos trabalhadores da Jarcel, a fim de que sejam acompanhadas as medidas adotadas pela empresa, visando assegurar a manutenção dos empregos.

Anúncios
Categorias: Amapá, Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: