Janete Capiberibe (PSB/AP) cobra solução para manter empregos na Jari Celulose

Deputada critica empréstimo de R$145 milhões do BNDES para a empresa
A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) cobrou nesta quarta-feira,14, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, providências do Governo Federal em relação à suspensão das atividades da Jari Celulose, anunciada pelo controlador, o Grupo Orsa, para janeiro de 2013. A socialista apresentou requerimento para realizar uma audiência pública, unindo esforços de toda a bancada federal do Amapá.
Serão chamados os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; o presidente do Grupo Orsa, Sergio Amoroso; o presidente do SINTRACEL, Silvino Alves Oliveira Filho; a prefeita da Cidade do Laranjal do Jarí, Euricélia Cardoso, e o prefeito eleito da cidade, Manoel José Alves Pereira.
A deputada cobrou providências do BNDES, pois a entidade teria emprestado R$ 145 milhões ao grupo Orsa para que este modernizasse suas plantas da indústria de celulose. “Os recursos públicos do BNDES devem promover a modernização das empresas nacionais, fomentar o desenvolvimento, gerar empregos e distribuir renda, mas, agora, promovem o desemprego e ameaçam a frágil economia local, baseada nos serviços, prioritariamente do poder público, e nos empregos daquela indústria”, discursou.
“Serão homens e mulheres desempregados, crianças, adolescentes e jovens afetados pelo declínio da renda familiar com impactos negativos em cadeia. Os empregos de 1.100 funcionários da Jari Celulose e de seis mil trabalhadores que prestam serviços na atividade do cultivo, corte e transporte das toras de eucalipto estão ameaçados, assim com a renda de mais de 70 mil moradores próximos ao Projeto Jari”, afirmou a deputada.
Janete Capiberibe elogiou a geração de empregos no Amapá, que desde o início de 2011 aumentou até cinco vezes a mais do que a média nacional, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por conta da captação de recursos e dos investimentos do Governo do Estado e da confiança da iniciativa privada. Para a parlamentar, suspender as operações da Jari Celulose vai no caminho inverso do esforço de todo o Amapá.
Informações para a imprensa
Rosely Rocha
Ex-Libris Comunicação Integrada
(11) 3266-6088 ramal 225
Sizan Luis Esberci
Gabinete Janete Capiberibe (PSB/AP)
(61) 3215 5209
Categorias: Amapá, Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: