Alunos do IFAP Laranjal do Jari se destacam na área da ciência e tecnologia

Alunos do câmpus Laranjal do Jari têm sido premiados em diversas modalidades e categorias nas áreas da ciência e tecnologia no estado do Amapá. O projeto “Videoteca: em prol da ciência e da cultura”, com apenas quatro meses de implantação, dos alunos Fernando Luiz Vicente da Costa, Júlia Catarina Silva Chaves e Thyago Costa de Almeida, ficou em terceiro lugar na Mostra de Ciência e Tecnologia do Sul do Amapá (Mostratecsa), realizada nos dias 9 e 10 deste mês, em Laranjal do Jari. Os alunos premiados irão representar o estado do Amapá na cidade de Catu (BA) na Exposit, em junho de 2013.

“É a tecnologia e a educação trabalhando juntas”, destacou a aluna Júlia Catarina Silva Chaves. O projeto nasceu da necessidade de buscar alternativas de melhorar a interatividade entre professor e aluno, principalmente, quanto à reposição de faltas, e tem por objetivo criar aplicativo que armazene vídeos que possam servir de suporte para as aulas.

 

A professora Odília Cozzi disse que há nela e nos alunos o sentimento de dever cumprido. “O projeto vai otimizar tempo. Os recursos necessários para implantação desse projeto serão disponibilizados e, ganharão com isso os professores e alunos que trabalharão suas aulas e atividades envolvendo arte, entretenimento e cultura”, pontuou a orientadora do projeto.

 

Ainda na Mostratecsa, a aluna Lia Sabrina da Silva Cândido, 16 anos, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, expôs o projeto “Enchentes em Laranjal do Jari: inundação ou invasão humana?” e saiu na vencedora na categoria Ciências Humanas. A mãe dela, professora Leonice Vasconcelos da Silva, foi a orientadora do projeto. Lia ganhou um netbook e uma bolsa de incentivo à pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela participará no próximo ano da Feira Mostraciaba em Belém do Pará.

 

“Para mim, participar da Mostratecsa foi um marco na minha vida estudantil. Ter minha mãe como orientadora do meu projeto foi uma honra. Só veio acrescentar em meus conhecimentos e na minha carreira profissional. Estou muito feliz pelo reconhecimento do projeto e pela vitória alcançada”, destacou a aluna.

 

Leonice Silva disse que o projeto de pesquisa começou com a aplicação de questionários com os moradores da região conhecida como “Beira” em Laranjal do Jari. “A minha filha leu muitos livros e artigos. Ela foi construindo o projeto com muito esforço e dedicação, principalmente estendendo os estudos por várias madrugadas. A vitória na Mostratecsa é fruto de todo esse empenho. Quando divulgou o resultado eu nem acreditei. Foi um misto de surpresa e alegria. Após a Mostra de Ciência e Tecnologia do Sul do Amapá, minha filha já foi convidada a participar de um projeto com a pesquisadora Eliana Paixão”, contou a mãe e orientadora.

 

Leonice Vasconcelos da Silva agradece os professores Vinícius Batista Campos, Raimundo Neto, Enildo Elias, André Zanella, Rafaelle Barros, Paulo Sá e Lícia Guerra pelo apoio e incentivo que tem dado Lia no seguimento da sua carreira profissional. “Todo esse apoio tem feito a diferença na vida da Lia. Ela tem amadurecido profissionalmente e crescido a cada dia principalmente como pessoa”, afirmou.

 

Fecte– Alunos de Laranjal do Jari também se destacaram na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte). O projeto “Ecofont”, da aluna Érica Rafaela Bata Santo, foi o grande vencedor na categoria ensino profissionalizante. Como prêmio e incentivo, a aluna ganhou um tablete uma bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração de um ano. Já o câmpus Laranjal do Jari ganhou um projetor multimídia e uma caixa de som amplificada.

 

Outros projetos também foram expostos durante a feira. Do câmpus Laranjal do Jari podemos destacar também o de “Desenvolvimento de um Experimento a Baixo Custo para Demonstração do Efeito Fotovoltaico no Ensino Médio”, do professor Willians Almeida com os alunos Anderson Gabriel Souza Silva, e “Ornamentação de Ambientes: LEDs” – do professor Clayton Jordan e dos alunos Vítor Fernando Oliveira, Bianca Soares Costa, Benício Matheus do Nascimento Moraes, Raylla de Cássia dos Reis Saraiva e Emanoel Câncio Freires.

 

 

Por Viviane Fialho, jornalista do câmpus Laranjal do Jari

 

Assessoria de Comunicação

Instituto Federaldo Amapá (Ifap)

(96) 3198-2165

Twitter: @ifap_oficial

Facebook: /institutofederaldoamapa

Categorias: Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: