Audiência pública no Vale do Jari discutirá impacto de demissões na Jari Celulose

Duas comissões da Câmara realizam hoje na cidade de Laranjal do Jari, no Amapá, audiência pública com o tema “Relações de trabalho e o impacto social das demissões da Jari Celulose (Jarcel) S/A, nas comunidades do Vale do Jari”. A discussão é feita pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.


As comissões estão realizando uma série de audiências para verificar a situação de aproximadamente 1.700 trabalhadores da Jari Celulose que se encontram na iminência de ser dispensados em massa. Segundo a empresa, o motivo seria a implantação do projeto de celulose solúvel.

Em 2007, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 145,4 milhões para a Jari Celulose, que faz parte do Grupo Orsa. Os recursos seriam destinados à modernização da unidade industrial da localidade de Monte Dourado, no município de Almerim (PA) e ao plantio de até 33,7 mil de hectares de florestas de eucalipto entre 2006 e 2008.

Com isso, a Jarcel, resolveu, a partir de janeiro de 2013, parar a produção de celulose na fábrica instalada na cidade de Almeirim (PA). Esta decisão afetará, além dos trabalhadores, a renda de mais de 70 mil moradores nos municípios próximos ao projeto, inclusive Laranjal do Jari.

“O Projeto Jari, iniciou-se em 1967 com a produção de celulose. Este sonho, do senhor Daniel Ludwig, jamais teria se concretizado se não houvesse a participação de muitos trabalhadores, cidadãos brasileiros que concretizaram um aumento nos dividendos dos proprietários até os dias de hoje”, disse a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), uma das autoras de requerimentos para a realização da audiência de hoje.

A audiência será realizada às 19 horas de Brasília (17 horas do Amapá), na prefeitura de Laranjal do Jari.

Categorias: Amapá, Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.