Bancada Federal do Amapá pede esclarecimentos ao BNDES sobre Jari Celulose

Bancada Federal do Amapá esteve em audiência nessa quarta-feira, 5, na representação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília, para pedir esclarecimentos sobre a situação da empresa Jari Celulose.
Os parlamentares questionaram sobre as informações solicitadas ao banco, que segundo eles, não foram satisfatórias. No documento em resposta ao requerimento da bancada, o BNDES esclarece apenas que o contrato de financiamento firmado entre o BNDES e a Jari Celulose, no valor de R$ 145.465.000,00, previa a modernização da planta industrial da empresa em Monte Dourado, e que, devido variações nos preços de insumos e na taxa de câmbio não houve liberação de recursos para essa finalidade.
O documento informa que somente o financiamento do plantio, de aproximadamente 33 mil hectares de florestas de eucalipto, de 2006 a 2008 , foi totalmente implantado.
Os deputados explicaram que a empresa alega que demitirá funcionários, por necessidade de financiamento para o projeto de modernização que não foi executado.


A deputada Fátima Pelaes (PMDB) questionou a posição do banco quanto à viabilidade do financiamento e destacou: “É importante a permanência da empresa na região, mas que ela mantenha seu compromisso com os funcionários”.
Ao fim da reunião, o BNDES orientou os parlamentares quanto ao acesso às informações contratuais da empresa e se colocou à disposição para contribuir com Bancada do Amapá.
Ainda nessa quarta-feira foi criada a Subcomissão temporária para acompanhar as relações de trabalho e o impacto social das demissões da Jari Celulose, nas comunidades do vale do Jari, que será presidida pela deputada Fátima Pelaes, e terá como relator o deputado Bala Rocha (PDT-AP).

Categorias: Amapá, Laranjal do Jari, Vale do Jari | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Jari News o melhor canal de notícias do Vale do Jari.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: